Nesta edição a entrevistada é a professora e doutora em ciências biológicas, Jucélia Jeremias Fortunato. O assunto é a pesquisa científica sobre o chá Ayahuasca, e a Neurociência
Obs.: Trata-se de uma avaliação do possível papel do uso da ayahuasca, em contexto religioso, como auxiliar na redução do consumo abusivo de psicoativos, a partir de uma pesquisa de estudo de caso. Foi realizada uma entrevista aberta com uma usuária regular de cocaína, nicotina e álcool que abandonou este comportamento após entrar em contato com a ayahuasca num contexto ritualizado. O caso foi analisado à luz da comparação deste com a literatura existente sobre o assunto. Foi traçada uma relação entre o início do uso da ayahuasca e o abandono do uso de cocaína, nicotina e álcool pela entrevistada, a partir da avaliação das representações simbólicas e das descrições de suas primeiras experiências com a bebida.(Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722006000300014&script=sci_arttext)
BLOCO 1
BLOCO 2
BLOCO 3
Um comentário:
Entrevistador tendencioso, tentou conduzir a entrevista baseado em artigos tendenciosos de revista. Não deixou a entrevistada à vontade e tendeu a mostrar conhecimento de que não dispõe. Não há um único caso registrado de morte por utilização de ayahuasca no Brasil.
Postar um comentário